Seção: Livros

Olá meus livreiros!
Hoje trago para vocês um livro que acho que poucos conhecem, o livro "O livreiro de Cabul".
Para ler cliquem em Leia Mais.

Sobre o Livro:
  • Nome: O livreiro de Cabul
  • Autor(a): Åsne Seierstad
  • Editora:Record
  • Ano de Lançamento: 2006
  • Número de Pág: 320


Sinopse:Por ter vivido três meses com uma família afegã, na primavera de 2002, logo após a queda do regime talibã, a jornalista norueguesa Asne Seierstad pôde produzir esta narrativa ímpar que mostra aspectos do país que poucos estrangeiros testemunhariam. Como ocidental, mulher e hóspede de Sultan Khan, um livreiro de Cabul, obteve o privilégio de transitar entre o universo feminino e masculino de uma sociedade islâmica fundamentalista. Preso e torturado durante o regime comunista, Sultan Khan teve sua livraria invadida e parte dos livros queimados, mas alimentava o sonho de ver seu acervo de 10 mil volumes sobre história e literatura afegã transformar-se no núcleo de uma nova Biblioteca Nacional.
Apesar da situação estável, a família do livreiro, dividia uma casa de quatro cômodos em uma cidade que se recuperava da guerra e de trágicos reflexos políticos. Os integrantes da família acostumaram-se à presença da autora sob uma burca. Assim, ela pôde observar relatos das rixas do clã; da exploração sexual das jovens viúvas que esperavam doações de alimentos das organizações de ajuda internacional; da adúltera sufocada com um travesseiro pelos três irmãos sob as ordens da mãe; do exílio no Paquistão da primeira esposa de Sultan Khan, após um segundo casamento com uma moça de 16 anos, do filho adolescente do livreiro obrigado a trabalhar 12 horas por dia sem chance de estudar.
A autora apresenta uma coleção de personagens comoventes que reflete as contradições do Afeganistão, e nos emociona sobretudo ao apresentar a rotina, a pobreza e as limitações impostas às mulheres e aos jovens do país. O protagonista, mesmo sendo um homem de letras, é um tirano na orientação familiar, nos negócios, e pautado pelo radicalismo. Prova disso é que, indignado com o trabalho da autora, o livreiro de Cabul que inspirou o personagem Sultan Khan foi à Noruega com o propósito de pedir reparação judicial.


Resenha:
Mais um pouco das minhas loucuras, sou um pouco excêntrica o que me leva a ler esses livros que nenhum adolescente leria, mas fazer o que, esse livro conta mais um pouco da realidade e da cultura afegã, é como um documentário, então se não gostarem desse gênero nem comecem a ler.
Eu esperava mais desse livro, comecei a lê-lo por que depois de ler "A cidade do Sol", quis conhecer mais esse povo tão sofrido, e aqui estamos.
Mas é um livro muito bom pra quem curte isso, conta tudo sobre o Afeganistão e o cotidiano dos Afegãos, que respeitam bastante as tradições.O livro em si por ser uma história real de uma família Afegã não tem um fim certo. 
Mas e muito bom, para aprender sobre a história desse país e ver um pouco como é a vida fora do lugar aonde vivemos.Ao ler esse livro você agradece pela vida que tem e pela liberdade que temos.Espero que gostem...

Minha nota:






Para terminar uma frase:

  • Para se ter êxito, algumas vezes é preciso ser lobo,
     outras vezes cordeiro.

Bom hoje é isso.
Beijos...
  1. Ainda não conhecia, mais a história parece ser boa!
    Beijinhos!^^

    http://gotta-be-you-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece legal :DD
    http://beijo-de-cereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu gostei bastante de Cidade do Sol, então provavelmente vou gostar dele também.
    porfavorsenhorita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ui, que blog sombrio e interessante!
    Atualizei o meu, vai lá!

    ResponderExcluir
  5. Oii flor!! Meu nome no face é Ester Twi,e sim,tem foto: é uma que a Kristen está de blusa branca,com cabelo preso (num coque diferente) e está olhando pra baixo,séria. Kkkk',detalhei beeem néh? Adoreiii a foto que você colocou no início deste post: que sonhooo! Queria ter essa sala de livros só pra miim ^^' Kkk.
    beijos!
    http://viciados-na-saga-crepusculo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por participar do sorteio, Boa Sorte! http://blogger-boysattitudes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog


Prazer, Leticia...
Leonina,ruivaaa, leitora assídua, blogueira, resenhista, gamer.

Translate

Afiliados

Afiliados

Seguidores

Parceiros



Siga

Divulgação

Postagem em destaque

Lançamentos Outubro: Editora Arqueiro e Sextante

O lá minhas abóboras!! Hoje trago para vocês os lançamentos desse m...