O Doador de Memórias

Olá meus doadores. Hoje trago para vocês a resenha do livro "O Doador de Memórias" de Lois Lowry, que eu recebi da editora Arqueiro.
Para saber mais sobre o livro, cliquem em Leia Mais.


Sobre o Livro:
  • Nome: O Doador de Memórias
  • Autor(a): Lois Lowry
  • Editora: Arqueiro
  • Ano de Lançamento: 2014
  • Páginas: 192

Sinopse:
Ganhadora de vários prêmios, Lois Lowry contrói um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes. Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar. Premiado com a Medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil, este livro tem a rara virtude de contar uma história cheia de suspense, envolver os leitores no drama de seu personagem central e provocar profundas reflexões em pessoas de todas as idades.





Resenha: 
Em "O Doador de Memórias", Lois Lowry nos leva para um futuro mais saudável, mais simples, menos sofrido e melhor do que nos conhecemos, mas de certo modo aterador. Aos olhos de Jonas somos levados a conhecer um mundo livre de todo sofrimento mas também livre de todos os prazeres, cheio de regras e onde a liberdade é algo totalmente inimaginável.

Quando Jonas está quase passando pela cerimônia dos 13, ele percebe que não tem a menor ideia sobre a função a qual será designado a trabalharo na colônia, já que participou do trabalho voluntário em todas as areas e se deu bem todas. O tempo vai passando e Jonas acaba notando pequenas e sutis mudanças vão acontecendo, ele agora nota algumas mudanças momentanêas em objetos e pessoas, mas não sabe ao certo o que são. O grande dia e com ele a grande surpresa, Jonas é designado para o carga de Recebedor, um cargo que não é designado a alguém a muito tempo e é apartir dai que várias regras são quebradas e que as coisas começam a tomar um rumo um tanto inesperado.

Jonas e instruido com novas regras, e é preparado para participar de sua inisiação para ser o Receber e futuramente virar o doador.
No começo tudo continua como é, belo e indolor. Mas com o passar dos dias do seu aprendizado ele começa a notar que existe um mundo que nem ele e nem os outros além do Doador sabem que existe, um mundo onde tudo é sentindo, tudo é visto e onde há a verdadeira liberdade. 

(...)-O pior de ser quem guarda as lembranças não é a dor que se sente. É a solidão. As lembranças precisam ser partilhadas.

Cada dia que passa, Jonas vai notando a mentira que ele e todos os demais vivem na colônia, todas coisas que eles desconhecem, os sentimentos que não sentem, as diferenças que não notam. E começa a perceber que não quer mais viver essa dessa forma. Apartir dessa ideia ele decide juntamente com o Doador, a tomar uma decisão que vai mudar tudo, um rumo inesperado na história que pode levar á muito sofrimento, mas também a um mundo mais livre.

(...)Mas Jonas experimentara tristeza de verdade. Sentira um grande pesar. E sabia que não havia consolo rápido para emoções assim. Eram mais profundas e não precisam ser expressadas. Eram sentidas.


Será que Jonas conseguirá realizar seu plano até o fim, e as consequências que surgiram serão suportáveis pelo resta da população da colônia?
Em uma estória cheia de emoção, suspense e uma nova descoberta a cada página virada, você irá adorar se aventurar por esse mundo com uma visão inimaginável.


Minha Nota:

  1. Eu já queria ler esse livro, sua resenha me deixou com ainda mais vontade. Quero descobrir cada detalhe de O Doador.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  2. O livro parece interessante, minha amiga já leu e está ansiosa para ver o filme. Vou na saraiva essa semana, só rezando pro livro continuar em promoção *u* Beijos!
    minha-morfina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ser interessante, ainda não tinha ouvido falar. E esse layout Leet, que lindo que ficou.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. ja ouvi falar, mas nunca vi

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro, mas me pareceu bastante interessante.
    E pela sua resenha -e nota- deve ser muito bom mesmo. Vou colocar ele na minha -lista de livros para ler- que inclusive está enorme! Hahahaha

    Um beijo,
    Depois dos Dezoito

    ResponderExcluir
  6. Parece ser muito legal esse livro
    beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que esse livro me interessou bastante! hahaha
    Ouvi falar muito bem dele, parece uma ótima leitura.
    Adorei a resenha! :D
    Beijos, Lerissa K
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa, estou muito curiosa para ler esse livro e assistir ao filme.
    Todo mundo está falando muito bem dele.
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog


Prazer, Leticia...
Leonina,ruivaaa, leitora assídua, blogueira, resenhista, gamer.

Translate

Afiliados

Afiliados

Seguidores

Parceiros



Siga

Divulgação

Postagem em destaque

Lançamentos Outubro: Editora Arqueiro e Sextante

O lá minhas abóboras!! Hoje trago para vocês os lançamentos desse m...