Resenha: Enquanto Bela Dormia


Olá meus adormecidos
Hoje trago para vocês a resenha de "Enquanto Bela Dormia" da autora encantadora Elizabeth Blackwell . Que eu recebi da nossa parceira Arqueiro .
Para conferirem cliquem em Leia Mais...


Sobre o Livro:
  • Nome: Enquanto Bela Dormia
  • Autor(a): Elizabeth Blackwell
  • Editora: Arqueiro
  • Ano de Lançamento: 2016
  • Páginas: 388

Sinopse:
Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo , qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.


Resenha: 
Nessa recontagem do conto "A Bela Adormecida",  somos convidados juntamente com Elise a conhecer a vida no castelo real, onde um ato de felicidade de um casal gerou inveja e por fim vingança, com uma maldição lançada o reino nunca mais será o mesmo. 

(...) Toda grande lenda, no fundo, é uma história de perda da inocência, e talvez fosse esse o papel que eu estava destinada a desempenhar.Eu realmente ignorava as escolhas que haveria pela frente, escolhas que me levariam a alturas nunca imaginadas, e outras que até hoje enchem meu coração de angústia.


A história e narrada por Elise, uma menina que já no começo da vida sofreu muito, perdeu a família para a varíola e decidiu após isso seguir o destino que sua mãe queria, saiu do campo e foi em busca de trabalho no reino, após muito esforço conseguiu o cargo que nem ela imaginava merecer, ser dama de honra da grande rainha Lenore. Porém o destino lhe reserva grandes desafios.

Mas sempre constatei que os eventos mais transformadores da vida batem à porta sem avisar.
 
Como dama da rainha Lenore, Elise sabe da tristeza da rainha ao não conseguir engravidar, a mesma tristeza que a leva, aos cuidados da prima do rei Millicent a ir em busca de uma santa em uma terra longínqua, a única segundo ela capaz de fazer com que a rainha engravide.
Elise nunca gostou muito de Millicent e do poder dela de persuadir as pessoas, mesmo assim não fala nada a rainha.

(...) A maioria via aquelas muralhas como proteção contra o perigo, mas eu havia reconhecido, em algum lugar nas profundezas de minha alma, que nem todas as ameaças vinham de fora.

Após dia de ter voltado da romaria atrás da santa, a rainha ainda não da sinais de gravidez, o que faz com que seu marido se dirija a seu irmão como o herdeiro do trono. Mas durante a cerimônia de posse do irmão uma surpresa, a rainha juntamente com o rei, declaram sua gravidez o que deixa Bowen, o irmão do rei, cheio de raiva e inveja pela declaração. 
Não sabiam eles ante essa declaração de felicidade de ambos, que esse seria o começo do seu declínio.

(...) - Não se deixe enganar pelas maneiras refinadas. Na corte, os inimigos se escondem bem à vista.

Após muita comemoração sobre a gravidez da rainha, a chegada do bebê é aguardada por todos com muita ansiedade. 
No dia do nascimento Elise ajuda com os preparativos, e vai em busca de Millicent sobre pedidos da rainha sobre uma poção capaz de aliviar sua dor, porém o rei não concorda e uma briga começa, o que leva o rei a expulsar Millicent do castelo sobre o juramento de se vingar do rei por ser mal agradecido, já que foi ela que ajudou a rainha a engravidar.
Com o nascimento do bebê, agora chamada de Rosa, uma bela meninha a promessa de vingança de Millicent é esquecida e somente relembrada no batismo da pequena Rosa, onde Millicent jura a morte de Rosa sobre uma roca de fiar e amaldiçoa sua família. O rei jura a morte de Millicent porém a velha desaparece e por tempos é esquecida.

É uma verdadeira benção sermos poupados do conhecimento prévio de nosso futuro e nosso fim.

Durante o crescimento de Rosa, os dias passam em uma calmaria, porém o reino apresemta mudanças, com medo da maldição de Millicent o rei manda queimar todas as rocas de fiar e Elise se assombra sobre o grande tamanho da fogueira, achando o ato de certa forma errado, mas sabendo do medo do rei de perder a filha e herdeira do reino.
Elise resolve um dia visitar sua tia Agna, irmã de sua mãe e então reencontra Marcus um belo porém tímido rapaz que mexe com seus sentimentos.

(...) A salvação nem sempre vinha através de grandiosos gestos públicos.

A bela Rosa cresce, e o amor de Elise por Marcus também, porém com a chegada de sua idade para se casar Elise tem que decidir entre se casar com Marcus e deixar o reino ou continuar como ama da rainha.
E ela decide não abandonar a rainha, pois Rosa ainda precisa dela, o que faz com que o laço entre ela e Marcus se desfaça.

Lembro-me daquele outono e daquele inverno não como uma procissão ordeira de dias, mas como um aglomerado de lembranças. Quando a vida segue o rumo de nossos desejos, é fácil nos deixarmos levar sem refletir. Só agora é que alguns incidentes assumem uma importância que não tiveram na época. Assim como não damos atenção a uma brisa suave até a reconhecermos como o prenúncio de uma tempestade brutal, ignorei qualquer sinal de que havia problemas se aproximando. Perdida numa névoa de paixão, esqueci que todos estávamos em perigo, antes forças longínquas decididas a buscar vingança. Nossos inimigos contentaram-se em ficar retraídos, desaparecendo na nossa memória, enquanto tramavam nossas queda. E assim, por simples descuido e ignorância, nossos destinos foram selados.

Com o passar dos anos, Elise recebe a proposta de se casar com um grande guerreiro, mão esquerda do rei no campo de batalha e a grande oferta de não precisar se afastar do reino faz com que ela aceite. Porém pouco tempo depois de se casar, e sabendo que o reino não vai bem com a ameaça agora eminente de Bowen de matar o rei, a guerra se instala e o marido de Elise vai para a guerra. Durante esses duros meses de combate, com poucas noticias do marido Elise passa por muitas coisas, a rainha Lenore já não consegue manter o reino e quando todos acham que perderam a guerra o rei volta com a notícia de vitória.
Porem não sabem eles o mal que lhes espera após a grande felicidade de vitória. A maldição ressurge, uma doença se instala, e Elise está no meio de tudo isso.

Vi todos os moradores do castelo, servos e senhores, sendo atingidos um a um por tosses e edemas, todos morrendo à minha volta numa inundação de sangue. E eu, sozinha naquele vasto castelo, como a única sobrevivente num reino de cadáveres.

Será que o marido de Elise voltará da guerra, que futuro lhe reserva? Como o reino se salvara da doença e Millicent terá a coroa que tanto almeja com a morte de Rosa e sua família?
Com uma história surpreendente e um final merecedor, você não se cansará dessa história já conhecida que se tornará a sua preferida, cheia de detalhes que te levam além das páginas a história de Rosa contada por Elise te levará a gostar mais dessa nova versão de A Bela Adormecida. 

Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos.E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas.


Minha Nota:

  1. Olá, tudo bem?
    Já tinha tomado conhecimento sobre a obra, mas não havia lido nenhuma resenha. Gostei bastante da sua. Me fez querer conferir essa recontagem desse conto que tanto nos encantou, quando éramos crianças.

    Um ótimo fim de semana. Até mais! http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido resenha desse livro. A sua ficou muito boa.
    Boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou com vontade de ler este livro. Adoro releituras de contos de fadas.

    Beijos!
    Carissa
    www.carissavieira.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda nao conhecia, gostei da resenha!

    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, amo essas histórias de princesas, castelos e tudo mais, vou procurar-lo
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não tinha lido nenhuma resenha (e nem a sinopse) desse livro, mas após ler sua resenha fiquei bem curiosa. Adoro releituras e saber que essa ficou bem feita já me entusiasma! Quero saber mais da trama surpreendente que você citou, apesar de releitura me parece ter ficado bem singular. Quero. rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog


Prazer, Leticia...
Leonina,ruivaaa, leitora assídua, blogueira, resenhista, gamer.

Translate

Afiliados

Afiliados

Seguidores

Parceiros



Siga

Divulgação

Postagem em destaque

Lançamentos Outubro: Editora Arqueiro e Sextante

O lá minhas abóboras!! Hoje trago para vocês os lançamentos desse m...